Atualmente, o principal desafio da gestão da
remuneração é a maneira na qual podemos recompensar o colaborador pelo seu
serviço prestado. Acompanhando a evolução em uma economia globalizada, dessa
forma o conceito de remuneração vai ganhando novos indicadores e dessa forma,
aumenta a competitividade
.
A
visão da remuneração tradicional é manter um salário privilegiado pela
atividade exercida, quando não ocorre a rotatividade da função o sistema
funciona bem. Para alguns gestores essa metodologia é preocupante, uma vez que
o colaborador trabalha sem objetivos, por muitas vezes sem motivação para o
trabalho e as suas ideias passam despercebidas, mantendo o colaborador engessado
em determinada função.
Mas,
a forma de realizar a gestão nas organizações está passando por modificações, a
remuneração passa a ser aliada e não apenas forma de compensa. Da mesma forma
que a maneira de gerir pessoas que passou a ser um diferencial estratégico.
Assim, a area de Recurso Humanos amplia-se e passa a atender demandas também do
âmbito operacional, junto com a Gestão da Remuneração os setores passam a criar
estratégias para atrair, recompensar, desenvolver e reter.
No processo de desenvolver pessoas o
departamento de Gestão de Pessoas, busca manter o desenvolvimento do
colaborador tanto para sua área de atuação como para possíveis áreas de
crescimento profissional, porem os processos de desenvolvimento de pessoas
envolve questões como preparação de lideranças, gestão de aprendizagem,
novos talentos e do aprendizado organizacional. (CHIAVENATO, 2008)
Atualmente
ocorre diversas mudanças no mercado de trabalho, assim como os avanços
relacionados a área tecnológica, os gestores precisam ficar atentos a essas
mudanças e realizar constantes atualizações. Assim, a mão de obra deixa de ser
apenas prestação de serviços e passa a ser ponte para melhorias nos setores de
uma organização.
De
acordo com Chiavenato (1999), “As pesquisas de clima organizacional procuram
coligir informações sobre o campo psicológico que envolve o ambiente de
trabalho das pessoas e sua sensação pessoal nesse contexto”
Com
a realização de pesquisas de clima o setor de Recursos Humanos pode avaliar
como os colaboradores estão reagindo com a metodologia da organização, da
realização do trabalho. É possível também identificar se a organização deve
aderir a novos incentivos financeiros, como: Remuneração variável ou
participação dos lucros. Assim, a remuneração passa a ser estratégica com
alternativas criativas. Criando um vínculo imediato entre os fatores e o
reconhecimento gerando a motivação, recompensa e o desenvolvimento do trabalho,
contemplando o estimulo para o crescimento.
Esse
processo que visa manter os colaboradores satisfeitos e motivados precisa
trabalhar um conjunto de cuidados especiais como, estilos de gerencia,
programas de higiene e segurança do trabalho que assegurem a qualidade de vida
na organização. (CHIAVENATO, 2008)
Portanto, é necessário realizar monitoramentos, não apenas para verificar se o
trabalho está sendo realizado com êxito, mas também como forma de alimentar a
ideia de avaliação periodicamente com colaborados diferentes e as diversas
formas de executar as tarefas. Mantendo uma certa singularidade e um tratamento
eficaz para manter o clima organizacional satisfatório e produtivo. Pensando na
organização e em seus colaboradores no presente e no futuro para entender a
excelência empresarial deve manter o trabalho realizado primeiramente com as
pessoas e a gestão participativa com os gestores da área financeira assim como da área de recursos humanos.
Jerusa S. Xavier da Silva
Roberta Pereira dos Santos
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