quarta-feira, 24 de setembro de 2014

A importância da Gestão da Remuneração na área de Recursos Humanos



   Atualmente, o principal desafio da gestão da remuneração é a maneira na qual podemos recompensar o colaborador pelo seu serviço prestado. Acompanhando a evolução em uma economia globalizada, dessa forma o conceito de remuneração vai ganhando novos indicadores e dessa forma, aumenta a competitividade
.
A visão da remuneração tradicional é manter um salário privilegiado pela atividade exercida, quando não ocorre a rotatividade da função o sistema funciona bem. Para alguns gestores essa metodologia é preocupante, uma vez que o colaborador trabalha sem objetivos, por muitas vezes sem motivação para o trabalho e as suas ideias passam despercebidas, mantendo o colaborador engessado em determinada função.

Mas, a forma de realizar a gestão nas organizações está passando por modificações, a remuneração passa a ser aliada e não apenas forma de compensa. Da mesma forma que a maneira de gerir pessoas que passou a ser um diferencial estratégico. Assim, a area de Recurso Humanos amplia-se e passa a atender demandas também do âmbito operacional, junto com a Gestão da Remuneração os setores passam a criar estratégias para atrair, recompensar, desenvolver e reter.

 No processo de desenvolver pessoas o departamento de Gestão de Pessoas, busca manter o desenvolvimento do colaborador tanto para sua área de atuação como para possíveis áreas de crescimento profissional, porem os processos de desenvolvimento de pessoas envolve questões como preparação de lideranças, gestão de aprendizagem, novos talentos e do aprendizado organizacional. (CHIAVENATO, 2008)

Atualmente ocorre diversas mudanças no mercado de trabalho, assim como os avanços relacionados a área tecnológica, os gestores precisam ficar atentos a essas mudanças e realizar constantes atualizações. Assim, a mão de obra deixa de ser apenas prestação de serviços e passa a ser ponte para melhorias nos setores de uma organização.
De acordo com Chiavenato (1999), “As pesquisas de clima organizacional procuram coligir informações sobre o campo psicológico que envolve o ambiente de trabalho das pessoas e sua sensação pessoal nesse contexto”
Com a realização de pesquisas de clima o setor de Recursos Humanos pode avaliar como os colaboradores estão reagindo com a metodologia da organização, da realização do trabalho. É possível também identificar se a organização deve aderir a novos incentivos financeiros, como: Remuneração variável ou participação dos lucros. Assim, a remuneração passa a ser estratégica com alternativas criativas. Criando um vínculo imediato entre os fatores e o reconhecimento gerando a motivação, recompensa e o desenvolvimento do trabalho, contemplando o estimulo para o crescimento.
Esse processo que visa manter os colaboradores satisfeitos e motivados precisa trabalhar um conjunto de cuidados especiais como, estilos de gerencia, programas de higiene e segurança do trabalho que assegurem a qualidade de vida na organização. (CHIAVENATO, 2008)



Portanto, é necessário realizar monitoramentos, não apenas para verificar se o trabalho está sendo realizado com êxito, mas também como forma de alimentar a ideia de avaliação periodicamente com colaborados diferentes e as diversas formas de executar as tarefas. Mantendo uma certa singularidade e um tratamento eficaz para manter o clima organizacional satisfatório e produtivo. Pensando na organização e em seus colaboradores no presente e no futuro para entender a excelência empresarial deve manter o trabalho realizado primeiramente com as pessoas e a gestão participativa com os gestores da área financeira assim como da área de recursos humanos.




Jerusa S. Xavier da Silva
Roberta Pereira dos Santos









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