quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Casamento Perfeito? Recrutamento e Seleção, qual a importância de saber recrutar e selecionar?

Segundo COCEZA, Danielle (2009) toda organização necessita de pessoal qualificado para desenvolver funções e tarefas que estão ligadas aos diversos setores de uma empresa. Assim, há a necessidade de recrutar e selecionar pessoal preparado para desenvolver trabalho direcionado para determinado tipo de função específica. Ao se perceber essa necessidade, tanto Direção como Gerência, Coordenação ou Supervisão devem requerer esse profissional no RH.

(Stakeholders- pessoa ou grupo com interesse no desempenho da organização)

O setor de R&S é um dos setores mais importante de uma organização, pois é através desse setor que incluímos novos colaboradores na empresa.
Além de ter a devida importância, tem a responsabilidade de saber e conhecer minuciosamente a cultura da empresa bem como o perfil desejado de cada funcionário, afim de evitar a contratação indevida.

Uma dica para evitar contratação incorreta!
Segundo CHIAVENATO (2000, p. 11) A análise de um cargo e sua descrição são formas de ajudar na contratação de empregados dentro do perfil desejado, atendendo às necessidades das atividades que o empregador deseja.
Tipos de recrutamento:

Recrutamento Interno: quando existe uma vaga em aberto e a prioridade de seu preenchimento recai sobre os colaboradores da empresa efetuando-se promoções (Movimentação vertical), transferências (Movimentação Horizontal) ou transferências com promoção (Movimentação Diagonal).

Recrutamento Externo: realiza-se quando o preenchimento do cargo em aberto seja ocupado por candidatos de fora da organização. Trata-se portanto de uma procura de profissionais no mercado de trabalho.

Recrutamento Misto:  se dá quando as vagas em aberto são divididas para colaboradores da empresa e candidatos externos ou seja metade para cada grupo. Os indicados para ocupação da vaga passam a ter a mesma oportunidade, e de preferência a avaliação será feita em um local fora da organização para evitar aja algum tipo de influência no processo.

Recrutamento On-Line: um processo realizado através da Internet ou Web. A Internet tem assumido um papel importantíssimo no que diz respeito a R&S ou seja é uma realidade em elevado crescimento. Existem duas formas de pelas quais se podem realizar recrutamento On-Line: através de sites dedicados a carreiras, ou através dos sites das empresas.
Segundo CHIAVENATO (1985), recrutamento é o conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.

O QUE É SELECIONAR?
A arte de selecionar se dá em ter total conhecimento do perfil, das competências exigidas para vaga disponível.
De acordo com ORLICKAS (2001, p. 22),
A seleção tem o objetivo de pesquisar, suprir e identificar profissionais qualificados que colaborem para a superação do resultado, como o aprimoramento e a realização pessoal. A seleção é parte de um sistema mais amplo, na maioria das empresas subordinado a área de recursos humanos, sempre com foco na atração dos melhores profissionais do mercado.
Etapas do processo de seleção:

Análise Curricular: é a primeira etapa de um processo de seleção, pois é nessa etapa que iremos buscar o candidato que corresponde aos pré-requisitos para vaga que precisa ser preenchida.

Testes: é o processo considerado mais importante, nessa etapa já conseguimos identificar o profissional que tem a capacidade de participar do processo final da seleção ou seja, os candidatos que mais se aproxima do perfil desejado.
“Um teste de seleção é válido quando é capaz de prognosticar o desempenho futuro da pessoa no cargo”


Entrevista: a entrevista é um método de seleção bastante eficaz e tem como finalidade buscar informações profissionais e pessoais do candidato e confirmar se a veracidade no que o mesmo expressa no currículo.

Verificação de Referências: um pouco diferente do processo de entrevista, na verificação buscamos obter o máximo de informações principalmente nos cargos que ocupou nas empresas anteriores bem como suas competências. Um recrutador não deve confiar plenamente no candidato, uma vez que existem pessoas que exageram em suas qualificações ou até mesmo colocam dados falsos.




Dinâmica de Grupo: tem como objetivo interagir os candidatos selecionados, propondo ao grupo um conjunto de atividades, tais como jogos, vivências, simulações, estudos de caso ou debates sobre temas específicos. As informações absorvidas nesse processo possibilitam levantar hipóteses sobre a compatibilidade do perfil do candidato e o perfil da função para a qual está pleiteando. 




Por fim, podemos perceber a importância de Recrutar e Selecionar talentos para uma organização. Os dois processos trabalham diretamente interligado em um só propósito, promovendo a busca de um profissional com a qualificação exigida para ocupar a vaga que esteja em aberto afim de que o candidato escolhido possa corresponder todos critérios desejado, trazendo um grande retorno não só para o escolhido, mas também para a organização.

Autoras:
                 Camila Nunes
                      Lucicleide Palma
                        Marta Fernandes
                     Veronica Costa
                       Vanessa Ribeiro

                      Viviane Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário