Olá, Este blog está sob o comando das alunas do curso CST em Gestão de Recursos Humanos e tem como objetivo compartilhar saberes para todos os gestores e curiosos da área. Seja bem vindo! Vem pra cá você também! Profa. Noemia Araujo CRA/ BA 17.935
quinta-feira, 27 de março de 2014
Como escolher minha profissão?
Vocação – uma mistificação da escolha...
A vocação do ser humano é exatamente não ter outras vocações. Isto é, ele nasce determinado biologicamente para nenhuma atividade específica. Uma abelha, esta sim nasce determinada geneticamente para fazer mel; Atraída pelos perfumes das plantas, ela recolhe o nectar que reage com uma enzima dentro do seu corpo, transformando involuntariamente ou naturalmente aquela substancia que será depositada na colmeia, em mel. Sendo radical na compreensão do termo, pode-se dizer que este animal tem um chamado interno que o obriga a realizar tal atividade para sobrevivência da espécie. Essa vocação não é sua e sim determinismo da natureza. (BOCK, Silvio D. Orientação profissional).
Uma série de fatores pode influenciar ou impulsionar para a escolha da profissão , entre eles estão os fatores sociais, culturais, religiosos, financeiros, e pessoais.
No meio social, a importância da profissão e seu nível de remuneração, a todo o momento seduz o indivíduo a cursar certas áreas, com, por exemplo:
João gosta de filosofia, mas as propagandas o influenciam a cursar engenharia, pois o seu salário será maior.
Fatores culturais:
João gosta de arquitetura, porem nasceu em meio a uma família de médicos, o peso da influencia e pressão familiar o leva para cursar medicina (o que na maioria das vezes acontece).
Fatores religiosos:
João é de uma religião em que não se permite mostrar o corpo, mas quer cursar faculdade de artes, tem o sonho de se tornar um grande ator. Por causa da sua fé, desiste, pois a fama também não é permitida em sua religião.
Fatores financeiros:
João sonha em ser médico, mas vem de uma família muito humilde e precisa trabalhar dia e noite para sustentar a família, então ele decide fazer um curso mais simples e que não exija tanto esforço e capital.
Fatores pessoais:
É neste fator que a menor parcela da população está inserida, as dificuldades e as influências são irrelevantes para estes indivíduos, a única coisa que os motivam é a realização do sonho.
E você? Está inserido em qual destes fatores?
Lembre-se que escolher significa perder algo e sempre será assim. Diferente da abelha, o indivíduo é capaz
de se encaixar em qualquer área do mercado de trabalho, o que não se pode permitir é deixar de se profissionalizar.
Mesmo com toda a limitação, a melhor escolha é estudar!
Sanira Azevedo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário