segunda-feira, 24 de março de 2014

Equipe e Grupo não são sinônimos!

Grupo é muito diferente de equipe. É natural que cada grupo tenha divergências e objetivos individuais e por estas razões que o ser se aproxima dos grupos que acham identificação.
A diferença relevante entre GRUPO X EQUIPE é  que a equipe tem motivo para existir, possui objetivos definidos e a ordem é contribuir com o objetivo geral, vibra com as metas alcançadas e reconhece o valor de suas ações, enquanto o grupo estão por afinidades e interesses distintos.
O Analista de Recursos Humanos tem conhecimento que a competência técnica  não garante o sucesso, é preciso muito mais…  Precisamos de equipes com competência, atitudes e habilidades.
Alguns de meus clientes, já contrataram especialista com invejável formação acadêmica que pecavam seriamente nas relações com os colegas, deixando o ambiente hostil e improdutivo.
De nada adiantará certificados e títulos numa seleção de emprego ou criação de projeto dentro da organização, se os profissionais não possuir o CHA(Competência, Habilidade e Atitudes) .
A Equipe tem QUE TER o elemento chave: atitude.
O mercado precisa urgentemente de profissionais éticos, desprovidos de arrogância e que gostem de trabalhar em equipe.
Segue algumas dicas para o gestor:
1-Estimule cada um a cooperar;
2-Não fale demais e nem de menos;
3-Ser maduro é ser critico e criativo;
4- Desperte a autonomia de suas equipes.
5-Avalie o comprometimento das equipes;
6-Faça ‘brainstorming”(tempestade de idéias) com os colaboradores;
7- Reavalie seus objetivo e metas;
8-Desenvolva seus colaboradores;
9-Forneça feedback para criar a consciência crítica;
10- Procure ser justo e reconheça seus erros.Chefe também erra!
“A comunicação entre os seres humanos faz história através dos tempos. Haja Babel! O processo de comunicação, aparentemente simples, situa-se em meio a um paradoxo: os diversos meios de comunicação se expandem, principalmente por conta dos avanços tecnológicos, enquanto as pessoas se afastam cada vez mais, perdendo a oportunidade de encontrar um ponto comum-um alvo-que permita o realinhamento dos relacionamentos” (GRAMIGNA,2007).
Nos, Analistas de Rh, devemos promover o desenvolvimento humano, através de treinamentos, cursos in company,palestras motivacionais, semana inter–pessoal, etc.  O sucesso das organização está condicionado aos colaboradores.
A comunicação é fundamental nas organizações e vamos tirar a máxima que é difícil lidar com pessoas, não é verdade… talvez, seja a ausência da clareza e tolerância nas relações.
Adm. Noemia Araujo
CRA BA 17.935
Professora, Consultora Empresarial, Analista  de Rh, Auditora Gerencial e  Palestrante 

Um comentário: