As organizações
dependem diretamente das pessoas para produzir seus bens e serviços, atender
seus clientes, competir no mercado, operar. Por outro lado as pessoas precisam
das organizações para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais. Isso
nos mostra que existe uma relação de dependência entre ambas as partes, na qual
há benefícios recíprocos. Hoje em dia a nova gestão de pessoas vem usando
termos e criando mecanismos para desenvolver e utilizar as habilidades
intelectuais e competitivas de seus membros. Em contra partida as pessoas vem
se capacitando para conquistar e se manter em seus empregos.
No passado as
organizações se preocupavam apenas com o lucro, os funcionários eram vistos
como recursos, mas a evolução tecnológica ampliou os horizontes da
administração e fez ver que o lucro seria maior se as pessoas fossem motivadas,
recompensadas e reconhecidas. O empresário que deseja ter sucesso na sua
empresa deve observar uma ferramenta importante, a motivação.
Incorpore dentro
da sua organização a descrição de cargos, implante os processos de RH, promova
mudanças. Mas como posso fazer isso? Como posso promover mudanças e motivar
meus funcionários? Com posso obter lucro e recompensar ao mesmo tempo? Aposto
que foi isso que você acabou de pensar.
Basta à empresa
aderir aos seis passos do RH para obter o sucesso:
Agregar
pessoas: são os processos utilizados para incluir novas pessoas na empresa,
isso significa que quando a empresa tem um profissional qualificado e que
utiliza o processo de recrutamento e seleção ela aumenta o capital humano,
diminui a rotatividade e o absenteísmo, fazendo com que a empresa lucre e crie
um vinculo de fidelidade com o empregado.
Aplicar pessoas: são os processos utilizados para
desenhar as atividades que pessoas irão realizar na empresa, orientar e
acompanhar seu desempenho. Incluem desenho organizacional e desenho de cargos,
analise e descrição de cargos, orientação das pessoas e avaliação do
desempenho. Isso faz melhorar o desempenho, aumenta a produtividade onde os
funcionários realizam suas tarefas com satisfação.
Recompensar pessoas: são os processos utilizados para
incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas.
Incluem recompensas, remuneração, benefícios, e serviços sociais. Dar o
reconhecimento e confiança, da ênfase em metas e objetivos, dar desafios e
oportunidades é algo fundamental, pois aumenta a alta estima aos funcionários e
mostra que ele é sim muito importante na organização.
Desenvolver pessoas: são os processos
utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e
pessoal. Inclui treinamento e desenvolvimento, programas de mudanças,
desenvolvimento de carreiras e programas de comunicação. Isso significa que dar
aprendizagem organizacional e mostrar o valor do reconhecimento agrega valores
não só aos funcionários, mas também a organização que é vista como líder que
gera lideres.
Manter pessoas: são os processos utilizados para criar
condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das
pessoas. Inclui higiene, segurança, qualidade de vida e manutenção de relações
sindicais. Ter um clima organizacional agradável faz com que os profissionais
trabalhem com harmonia isso ajuda no comprometimento das pessoas.
Monitorar pessoas: são os processos utilizados para
acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar os resultados.
Incluem banco de dados e sistemas de informações gerenciais. Dar autonomia e
liberdade para os funcionários agir garante a empresa o feedback, onde a
organização pode fazer uma avaliação ver os pontos positivos e negativos para
prover novas mudanças.
Um ambiente de
trabalho com pessoas motivadas e comprometidas é um fator importante para o
sucesso das organizações, entretanto nem todas as empresas sabem como planejar
e gerir seus colaboradores. Independente do ramo em que a empresa atue a
empresa deve implantar de forma adequada o desenho de cargos, usando como uma
ferramenta de elo entre Empresa X Colaborador, para assim obter o crescimento
de ambos. Pronto, agora que você trabalhador e você empresário já sabe como
motivar vamos por tudo isso em pratica. Garanto que ao colocar na balança os
prós e contras, sem dúvidas o que prevalece são os benefícios que os dois têm a
ganhar.
Autores:
Aline Brasileiro
Driele Lima
Camila Suzart
Celia Pereira
Enrique Muniz
Jamile Santana
Rayane Freitas
Rebeca Guedes
Driele Lima
Camila Suzart
Celia Pereira
Enrique Muniz
Jamile Santana
Rayane Freitas
Rebeca Guedes
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